Ter um controle individualizado de ativo imobilizado é fundamental para que você possa ter demonstrações financeiras que representem a realidade da sua empresa. Sendo assim, consiste em conhecer e monitorar o seu patrimônio, porém deve ser feito com o máximo de atenção.
As informações, que foram retiradas por meio de um relatório, devem ser passadas para gestores e também para a contabilidade. Ao mesmo tempo, essa atividade é destinada para cumprir com as exigências fiscais e contabeis obrigatórias.
O processo é burocrático e deve ser feito em cinco passos, porém todos serão mostrados ao longo desse texto. Para ter um controle individualizado de ativo imobilizado, a melhor opção é ler o texto até o final.


Como é o controle individualizado de ativo imobilizado?
Para entender como o controle individualizado de ativo imobilizado é feito, a melhor opção é prestar atenção nesses cinco passos. Dessa forma, é chegada a hora e o momento de saber quais são as informações sobre o assunto:
I- Inventário
Em primeiro lugar, é fundamental levantar os bens e entender quais são as características técnicas de cada um deles. Nesse cenário, dá para citar vários itens e abaixo vou te mostrar quais são essas informações em questão:
- Nome;
- Marca;
- Estado de conservação;
- Valor Pago;
- Local e departamento em que se encontra.
A atividade exige muito cuidado e atenção, ou seja, a dica principal é contratar uma empresa externa com experiência para fazer o inventário. O tempo gasto é grande, porém o ideal é realizar o inventário dos itens e deixar tudo o mais organizado possível.
Outra dica essencial é etiquetar, ou seja, passar um número único para cada item e mantê-lo colado ao mesmo e nos arquivos. Em outras palavras, esse é o passo inicial para que você tenha o seu controle individualizado de ativo imobilizado.
II- Avalie os ativos para fins contábeis
Lembra quando falei sobre a importância de contratar uma empresa especializada em realizar um inventário? Então, esse passo tem as mesmas exigências e a proposta é determinar os valores reais, englobando todos os bens da empresa.
O procedimento é técnico e é conhecido como “laudo de avaliação patrimonial”, já que são documentos e apresentam valores prováveis dos bens. Portanto, a meta principal é definir o tempo de vida útil e a depreciação de cada item.
Vale lembrar que ainda tem o valor justo e que trata-se do valor que seria recebido para cada venda de um ativo ou mesmo para liquidar um passivo. Por meio disso, dá para ter uma dimensão sobre o valor real dos bens da empresa.


III- Revise a vida útil dos bens dentro do ativo imobilizado
Nesse passo, é preciso saber que a vida útil de um ativo nada mais é do que o tempo, que foi determinado pelo fabricante, sobre a validade. Além disso, é preciso zelar pelo bom desempenho do bem e a seguir confira qual a proposta desse passo:
- O conceito de vida útil econômica é referente ao período em que a empresa terá com renda com o ativo;
- A vida útil é diferente da garantia do fabricante, já que as manutenções podem ser feitas pela própria empresa.
Lembre-se: para ter êxito nessa etapa, não se esqueça de contratar uma empresa especializada nisso. Em seguida, fica mais simples de ter os dados e informações corretas e evitar o risco de conter erros presentes nessa etapa.
IV- Determine as novas taxas para a depreciação
A depreciação indica a perda do valor do ativo imobilizado e pode ser por dois motivos: desgastes normais e quando fica obsoleto. Para realizar essa conta, é preciso considerar três valores e a seguir confira quais são eles:
- Residual;
- Justo;
- Da vida útil econômica do bem.
Quando você for realizar os cálculos, saiba que qualquer erro pode impactar seu resultado financeiro e o seu ativo imobilizado. Da mesma forma, o ideal é ter um serviço especializado e que consiga trazer os dados corretos para a sua empresa.
V- Teste o Impairment
Por fim, é preciso realizar o teste de impairment e a proposta principal é simples: verificar o valor dos seus ativos anualmente e conferir se estão em desvalorização. Em outras palavras, é fundamental saber se o valor contábil ultrapassa o seu valor justo.
Para ter um controle individualizado de ativo imobilizado, conte com o nosso serviço e a nossa expertise nesse assunto. Acesse o nosso site oficial e entre em contato conosco, pois a nossa equipe de atendimento está preparada par atendê-lo.