gestão do imobilizado

12 Passos para colocar a gestão do imobilizado em ordem

Fazer a gestão do imobilizado de maneira organizada pode beneficiar uma empresa de inúmeras maneiras. Além de permitir um planejamento orçamentário mais eficiente, os dados patrimoniais também servem como aliado para tomadas de decisão mais assertivas no que se refere a investimentos gerais na organização. Mas, como colocar a gestão do imobilizado em ordem na sua empresa?

É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. A seguir listamos 12 passos considerados indispensáveis para uma gestão patrimonial organizada. Confira!

1.      Mantenha a gestão do imobilizado em ordem identificando os imobilizados

Para uma boa gestão do imobilizado é preciso ter um bom controle físico dos bens. Ou seja, o recomendado é fazer um inventário geral e se já tiver feito o ideal é programar vistorias por amostragem e fazer revisões físicas periódicas.

2.      Concilie a base física com a contábil

Depois que o inventário é concluído, é importante fazer o alinhamento da base física com a contábil do imobilizado. Como resultado desse alinhamento, você terá os bens conciliados, assim como sobras físicas e sobras contábeis.

Desse modo, você consegue montar um cadastro analítico do imobilizado, com informações que podem ajudar a identificar a real posição dos bens, assim como nas operações diárias da sua empresa.

3.      Sistema de gestão do imobilizado de qualidade

Para maximizar a eficiência da sua gestão do imobilizado, assim como minimizar os erros é importante contar com um sistema de gestão patrimonial.

Um sistema de patrimônio é mais eficaz que planilhas. Além disso, ele atende bem as necessidades do controle fiscal, físico com contábil e gerencial da organização.

4.      Tenha uma política de imobilização

É de suma importância ter uma política de imobilização definida que evite erros contábeis. Nessa política, é indispensável definir critérios por classe, se o bem vai ou não ser imobilizado, se ele vai ou não ser controlado fisicamente, entre outros critérios.

Vale ainda destacar que o processo de imobilizado precisa ser bem estruturado e documentado, pois desse modo é possível ter maior controle após o inventário geral. Lembrando que antes do imobilizado ser colocado em prática, ele precisa ser cadastrado no sistema de patrimônio.

5.      Tenha uma política de desmobilização

Essa etapa é importante para a contabilização correta, assim como a estratégia de investimentos da empresa.

6.      Crie normas e procedimentos

Monte um documento contendo normas, assim como procedimentos para a gestão do imobilizado. É importante que nele conste desde a movimentação de bens, até o processo de requisição/imobilização, registro de ocorrências e baixa dos ativos imobilizados.

7.      Taxa de depreciação fiscal

Você deve se certificar de que a taxa de depreciação fiscal está em conformidade com a lei IN-1700//17 e IN SRF Nº 162 – 1998.

8.      Revise o tempo de vida útil.

A vida útil dos bens precisa refletir a realidade de acordo com o seu uso, características e manutenção, devendo ser analisada anualmente e revisada sempre que houver mudanças.

9.      Manutenção mensal

É preciso garantir a execução de uma rotina mensal de manutenção do imobilizado, ou seja, a aquisição de novos bens, as baixas, as transferências, a depreciação fiscal e contábil, a contabilização, entre outros.

10. Impairment (teste de recuperabilidade)

Esse é um teste que deve aplicado anualmente ou então quando houver indício de perda. Seu objetivo é basicamente verificar se existe algum bem registrado com valor contábil inferior ao recuperável. Caso exista, será preciso registrar uma provisão para perda.

11. IFRS 16

Veja se existe a locação de ativos relevantes e se os mesmos estão enquadrados na CPC06-R2 como direito de uso de imobilizado.

12. ICMS/PIS-COFINS

Cheque se a empresa tem créditos de ICMS ou então PIS-COFINS sobre os imobilizados ou se este representa um valor relevante.

Portanto, esses são os 12 passos para manter sua gestão do imobilizado em ordem. Então, procure colocá-los em prática, buscando sempre adaptar os passos ao nível de maturidade e necessidades do seu negócio. E caso precise de ajude, conte com a nossa equipe! Nós temos uma equipe especializada, assim como diversas soluções para a gestão do ativo imobilizado.