controle de patrimônio

Entenda como o controle de patrimônio afeta o planejamento orçamentário em uma empresa

Realizar o controle de patrimônio é vital para garantir uma gestão eficiente e permitir que sua empresa alcance o sucesso.

Através de uma gestão periódica do seu patrimônio é possível prever custos com mais assertividade. Mais que isso, com o controle de patrimônio sua empresa consegue:

  • Reduzir gastos
  • Ter mais autonomia, bem como segurança nas tomadas de decisões
  • Otimizar processos de compra
  • Adquirir um melhor poder de barganha

Apesar disso, muitos gestores ainda negligenciam o controle patrimonial. Principalmente por não compreender sua relação direta com o planejamento orçamentário da empresa.

Acompanhe esse artigo até o final e saiba mais detalhes sobre o que é e como a gestão de ativo afeta o planejamento financeiro do seu negócio.

Controle de patrimônio – O que é?

Em síntese, o controle patrimonial consiste no levantamento de todo o patrimônio da sua empresa. Entende-se por patrimônio qualquer ativo pertencente à empresa, seja ele tangível (imóveis, investimentos, etc.) ou então intangível (marcas, licenças, etc.).

Quando feito de maneira correta e organizada a gestão patrimonial permite à empresa e ao gestor verificar:

  • Se as taxas de depreciação do patrimônio estão em conformidade com o usual
  • A quantidade total de ativos da empresa
  • Se o processo de manutenção do patrimônio está adequado

Ou seja, fazer o controle de patrimônio é o que possibilita ao gestor ter uma noção exata de tudo o que a empresa realmente possui. Além disso, a gestão de ativos também lhe permite analisar o tempo de vida útil de todo o patrimônio e, com isso, prever situações onde será preciso fazer certas adequações no financeiro da empresa.

Como é feito?

No geral, um controle patrimonial efetivo é um processo que envolve algumas etapas fundamentais. São elas:

  1. Inventário
  2. Avaliação da vida útil dos ativos
  3. Identificação quanto a depreciação dos ativos
  4. Teste do impairment

Seguindo as etapas acima, sua empresa terá condições de definir um melhor controle sobre o seu patrimônio. E, com base nisso, compreender os ativos, assim como organizar assertivamente suas finanças visando atender a qualquer demanda que surgir no futuro.

Como o controle de patrimônio afeta o planejamento orçamentário das empresas

O Controle patrimonial é algo que possibilita analisar a vida útil econômica dos ativos da empresa. Quando realizado da maneira correta, esse controle permite ao gestor estabelecer o tempo de vida útil remanescente de cada ativo.

Dessa forma, o gestor consegue se programar melhor em relação a aquisição de novos ativos. Ou seja, ele consegue pesquisar os melhores preços, garantir prazos de pagamento melhores. Tudo isso antes de fazer as aquisições, de modo que esse processo não interfira negativamente no orçamento regular da empresa.

Ainda no âmbito do planejamento orçamentário, um controle patrimonial efetivo também possibilita uma melhor compreensão sobre como os ativos da empresa estão sendo utilizados.

Ou seja, é possível verificar se os mesmos estão com taxa de depreciação acima do que é previsto pelo fabricante. Com isso, o gestor consegue avaliar se:

  • Está havendo um zelo quanto ao uso dos ativos pelos funcionários
  • As manutenções estão feitas corretamente
  • Os ativos estão sendo usados seguindo ao que determina o manual do fabricante
  • Existem efeitos internos ou então externos exercendo impactos negativos ao patrimônio da empresa.

Analisando todos esses aspectos é possível reduzir consideravelmente os custos com reparos ou trocas de ativos.

Além disso, empresas que não tem o domínio sobre seus ativos não conseguem dar baixa contábil dos ativos que já não pertencem mais ao seu patrimônio. Desse modo, efetuam os seus registros no DRE e acabam prejudicando seus resultados e, consequentemente, seu desempenho.

Portanto, fica claro a importância do controle de patrimônio na gestão financeira das empresas. Então, se ainda não possui esse controle, conte com o suporte da Avance para ajudar você nesse processo. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais!