ativos de uma empresa

Ativos de uma empresa: o que são, tipos e diferenças

Conhecer e saber diferenciar os ativos de uma empresa é algo que deve fazer parte da gestão de qualquer negócio. Afinal, por meio desse indicador que compõe o balanço patrimonial das empresas é possível ter uma noção melhor sobre como anda a saúde financeira da organização.

Além disso, os ativos também são capazes de revelar indícios sobre quais recursos estão sendo bem aplicados na empresa. E quais precisam ser reavaliados para fins de melhoria ou remoção do plano de gestão.

Contudo, apesar de sua importância, muitas pessoas ainda têm dúvidas envolvendo esses termos. Ou mesmo se existe alguma diferença entre eles.

Se você é uma delas, acompanhe esse artigo até o final. E saiba agora o que são os ativos de uma empresa, bem como conheça seus principais tipos e como diferencia-los. Confira!

O que são ativos de uma empresa?

Basicamente, os ativos de uma empresa tratam-se dos bens e direitos que uma organização possui e controla. E que se transformam em fontes monetárias para geração de ganhos financeiros.

Entende-se como bens, tudo aquilo que pertence a uma empresa. Máquinas, estoques e equipamentos são exemplos de bens da empresa. Enquanto isso, os direitos são ativos da empresa que não estão sob seu poder, como contas a receber, por exemplo.

Para ser considerado como ativo, é importante que o recurso seja fruto de uma transação passada. Ou seja, ele precisa ser adquirido a partir de uma compra ou processo de produção. Além disso, ele também deve gerar lucro, sendo capaz de contribuir com o fluxo de caixa da empresa.

Tipos de ativos de uma empresa

No geral, os ativos de uma empresa se subdividem em dois grupos, que são os ativos circulantes e os não circulantes.

Ativos circulantes

O ativo circulante consiste nos recursos com maior liquidez que a empresa possui. Ou seja, é tudo aquilo que se converte em dinheiro mais rápido. Contas a receber, aplicações financeiras, estoques e dinheiro no caixa são alguns exemplos de ativos circulantes.

Para ser considerado um ativo circulante, é preciso obedecer a alguns critérios básicos, como:

  • A conversão em dinheiro deve acontecer em até 12 meses após a data do Balanço Patrimonial.
  • Ter a negociação como objetivo principal.
  • Ser caixa ou algo de mesma equivalência.

Ativos não circulantes

São o grupo de ativos com menor liquidez, ou seja, que se transformam em meios monetários após 1 ano da data do Balanço Patrimonial. Este grupo se subdivide em 4 subtipos:

  1. Ativos realizáveis no longo prazo: São bens e direitos que se realizarão a longo prazo. Deste grupo fazem parte os depósitos bancários de longo prazo, assim como as aplicações financeiras e duplicatas de longo prazo, empréstimos, entre outros.
  2. Investimentos: Tratam-se das participações e aplicações em sociedade permanente. Fazem parte deste grupo as propriedades para investimento, terrenos, bem como imóveis, para uso no futuro entre outros.
  3. Ativos Imobilizados: São bens e direitos permanentes, tangíveis e que se usa de forma direta nas atividades da organização. Imóveis, máquinas e veículos são alguns exemplos de ativo imobilizado.
  4. Ativos Intangíveis: São bens que não possuem existência física, mas servem para manutenção das atividades de uma empresa. Deste grupo fazem parte os softwares, licenças, patentes entre outros.

Ativos e passivos de uma empresa: Entenda a diferença

No Balanço patrimonial estão presentes os ativos, bem como os passivos e o patrimônio líquido. Mas, qual seria a diferença entre eles?

Como vimos, os ativos são os bens e direitos da empresa que se convertem rapidamente em dinheiro. Já os passivos correspondem as obrigações e deveres tem com terceiros. Sejam empresas, bancos, governo ou parceiros.

Por sua vez, o patrimônio líquido trata-se da diferença entre os ativos e passivos, ou seja, representa os recursos próprios da empresa. E então, conseguiu compreender melhor o que são os ativos de uma empresa? Precisando de auxílio para gestão de ativos da sua empresa? Fale com o time de profissionais da Avance Imobilizado e mantenha o controle patrimonial do seu negócio!