o que é impairment

Você sabe o que é Impairment e quando é feito?

Saber o que é impairment é algo indispensável para qualquer empresa que deseja evitar prejuízos. Afinal, por meio desse mecanismo contábil é possível identificar se um ativo possui valor superior ao benefício que ele pode oferecer.

No entanto, mesmo sendo obrigatório desde 31 de dezembro de 2008 e de grande relevância para muitos negócios, ainda há quem não saiba o que é o teste de impairment ou então qual sua importância na gestão de ativo.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para que compreenda melhor o que é impairment e quando ele deve ser feito. Confira!

O que é Impairment?

Impairment é um termo em inglês que em tradução literal significa deterioração. Na prática, ele representa uma avaliação feita para verificar se os ativos de uma empresa estão se desvalorizando.

Por meio dessa avaliação é possível certificar se o valor contábil de um ativo excede seu valor recuperável. Ou seja, esse mecanismo contábil faz um comparativo entre o valor de balanço de um ativo (Valor Contábil) e o valor estimado de retorno (Valor Recuperável).

Caso o valor contábil do ativo seja superior ao valor recuperável, o resultado do impairment deve ser contabilizado. Em outras palavras, a empresa deve registrar a baixa contábil nas Demonstrações de Resultado.

Agora, se o valor contábil for menor que o valor recuperável, não há a necessidade de ajustes, uma vez que o ativo se valorizou ou invés de ter se desvalorizado.

Por que as empresas devem fazer o impairment?

As empresas devem fazer o teste de impairment para descobrir o valor real liquido dos seus ativos. Mas, não é só isso!

Com o impairment, você terá uma noção melhor se um determinado ativo se desvalorizou em relação ao seu valor real. E mais, através desse teste, também é possível saber se a empresa está efetuando bons investimentos.

Além disso, você também poderá obter informações valiosas para evitar o registro de ativos a valores superiores ao valor recuperável.

Quem precisa fazer esse teste?

Tão importante quanto saber o que é impairment é entender a quem se aplica essa avaliação. No geral, o teste de impairment é obrigatório, segundo a Lei 11638/07, para empresas de grande porte com ativo total maior que R$240 milhões.

As empresas de grande porte que apresentam receita bruta anual maior que R$300 milhões também devem fazer o teste. O Impairment também se aplica a sociedades anônimas bem como as sociedades de responsabilidade limitada.

Em alguns casos específicos, as empresas de pequeno porte também devem realizar o teste. São eles:

  • Na venda de parte dos ativos
  • Ativos que ficam obsoletos ou sofrem rápida depreciação
  • Empresa que declara falência

Quando realizar o impairment na sua empresa?

De modo geral, não existe uma data especifica ou então momento adequado para realização do impairment. Mas, segundo as normas contábeis, o ideal é que as empresas façam esse teste, no mínimo, uma vez ao ano. E, de preferência, sempre no mesmo período.

Em quais ativos é preciso fazê-lo?

Basicamente, entre os ativos cujos os valores devem ser avaliados pelo teste de impairment, estão:

  • Aplicações financeiras
  • Bens de ativo intangível
  • Imóveis quando estes não forem contabilizados por valor justo
  • Bens do ativo imobilizado

Agora que já sabe o que é impairment, certamente compreende a importância dessa ferramenta para a gestão patrimonial e orçamentária da empresa. Por isso, não deixe de fazer esse teste e adeque o seu balanço patrimonial à realidade financeira do negócio!