o que é Deemed Cost

Você sabe o que é Deemed Cost , ou custo atribuído dos ativos imobilizados?

Quando o assunto é gestão de ativo, uma dúvida que sempre paira no ar é se o patrimônio de uma empresa realmente custa o que o mercado acha. Nesse caso, os analistas dispõem de alguns indicadores para obter essa resposta, o Deemed Cost é um deles. Você sabe o que é Deemed Cost?

Acompanhe esse artigo até o final e compreenda melhor o que é Deemed Cost e sua importância para as empresas. Confira!

O que é Deemed Cost

Deemed Cost, ou então Custo Atribuído como também se conhece, representa o valor justo de um bem. Nesse caso, a empresa usa este recurso para recalcular o valor do ativo para que fique compatível com a sua realidade.

Portanto, com o Deemed Cost, o valor do bem ou então o direito da empresa pode sofrer um aumento ou redução. Lembrando que você deve informar o valor atualizado no balanço patrimonial feito posteriormente à alteração.

Além disso, ao optar pelo custo atribuído, a empresa deve garantir que o avaliador informe a vida útil remanescente do bem, assim como o valor residual previsto.

Estas informações devem ser repassadas através de laudo técnico fundamentado, feito por um profissional habilitado. Desse modo, será possível definir o valor depreciável e fazer o cálculo sobre a taxa de depreciação na data de avaliação do ativo.

Por que usar o Deemed Cost é importante?

Agora que já sabe o que é Deemed Cost, deve estar se perguntando por que sua empresa deve usar este recurso? Afinal, como ele pode elevar ou diminuir o valor do ativo, qual sentido teria em uma empresa “desvalorizar” seu bem, certo?

Na verdade, fazer uso do Deemed Cost é importante porque ele contribui para ajustar um valor que não condiz com a realidade. Além disso, a expectativa de qualquer empresa com seus ativos é que eles sejam capazes de gerar algum retorno financeiro.

Mas, se o valor do ativo não estiver compatível com a realidade, a empresa pode acabar se frustrando. Usar o Deemed Cost impede justamente que esse tipo de situação ocorra.

Principais regras de aplicação do custo atribuido

Basicamente, para aplicar o custo atribuído é preciso que a empresa atenda a alguns requisitos básicos. Para começar é preciso que ela faça o ajuste do valor na adoção inicial das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS). Este requisito é necessário apenas quando a organização passa a atender as normas 27,37 e 43 do CPC.

Além disso, outro requisito para aplicar o custo atribuído dos ativos imobilizados é não ultrapassar o valor justo do ativo. Também é de fundamental importância que a empresa conte com um avaliador de confiança para este serviço.

Vale lembrar que caso o valor do ativo aumente com a avaliação do custo atribuído, este não pode superar o valor justo do ativo.

Portanto, agora você já sabe o que é Deemed Cost, sua importância e os requisitos necessários para sua aplicação. Então considere o uso deste recurso na sua empresa, já que ele influencia no valor dos rendimentos do seu negócio. E não esqueça de contar com um avaliador de confiança para executar este serviço!