laudo técnico de vida útil

Você sabe o que é o laudo técnico de vida útil do ativo imobilizado?

Na gestão de ativos de uma empresa, muito se houve falar no termo laudo técnico de vida útil. Mas, nem todos sabem o que realmente ele significa e qual sua importância para as empresas e seu financeiro.

Sabendo disso, preparamos esse artigo para explicar mais sobre o que se trata o laudo técnico de vida útil do ativo imobilizado e qual sua importância, entre outros detalhes sobre o assunto. Portanto continue sua leitura e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

O que é laudo técnico de vida útil do ativo imobilizado?

Em síntese, laudo técnico de vida útil é um processo que analisa a vida útil de um ativo. Ou seja, ele avalia a relação entre o tempo que um bem tem validade e seu desempenho.

Quanto a isso, a vida útil de um ativo normalmente é o fabricante quem define. Mas, estes por sua vez podem sofrer mudanças impactadas por fatores como uso incorreto do bem ou regime de trabalho. Um bem também pode ter sua vida útil alterada em razão de tecnologias ultrapassadas entre outros fatores.

Portanto, normalmente se avalia neste laudo todos esses aspectos. E, somente então, definir seu real potencial produtivo.

Qual sua importância?

Ter um laudo técnico em mãos é importante por vários motivos. Para começar, o tempo de vida útil de um ativo exerce influência nos investimentos da empresa e, consequentemente, no seu fluxo de caixa.

Desse modo, fazer uma revisão da vida útil do patrimônio para avaliar o nível de depreciação do mesmo através do laudo técnico permite à empresa fazer uma projeção dos investimentos que precisa fazer futuramente para elevar seu fluxo de caixa.

Além disso, a revisão da vida útil do ativo imobilizado através do laudo técnico também é importante para atender as diretrizes da Lei n°11638/07, bem como do CPC 27. Esta analise também é útil para executar um melhor controle sobre o ativo imobilizado da organização.

Laudo de revisão da vida útil dos ativos

As empresas devem, a cada exercício, efetuar uma revisão relacionada a vida útil dos seus bens, assim como também do valor residual de cada um deles.

Esta revisão requer aprovação e documentação em laudo técnico de vida útil. Assim, os gestores poderão analisar e ver se existe a necessidade ou não de alterar as previsões inicialmente estabelecidas para aqueles ativos.

Se necessário, solicitam-se novas avaliações para garantir que o tempo de vida útil e valor residual dos bens se mantenham validos ao longo de todo o período de atividade da empresa.

No geral, o laudo de revisão da vida útil do ativo imobilizado é um processo que deve ser feito por avaliadores experientes e habilitados. Afinal, os resultados desta avaliação irão influenciar diretamente na mensuração do desempenho da empresa, assim como na avaliação financeira e patrimonial da organização.

Lembrando que o laudo técnico de vida útil deve ser submetido a aprovação por órgão competente da administração. Além disso, esta aprovação deve ocorrer rapidamente para que os efeitos dos níveis de uso dos ativos atualizados possam estar demonstrados corretamente na contabilidade da empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? A Avance é uma empresa especializada na prestação de serviços voltadas para gestão de ativos. Contamos com uma equipe multidisciplinar que está sempre pronta para atender você. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços!